HOME

CONTADOR DE ÁRVORES

PROJETOS

A IDÉIA
     Como surgiu a idéia
     Idealizador


SEMEAR IDÉIAS
     Porque plantar
     Entenda o que é
     Aquecimento Global


ÁRVORES
     Histórias
     Árvores Brasileiras
     Porte de Árvores
     Biomas
     Plantio
     Mudas
     Poda


LEGISLAÇÃO

COMO COLABORAR

DONATIVOS BRASIL

DONATION RAIN
FOREST


CARTILHA ESCOLAR

CURSOS

INPEP

FALE CONOSCO

     Dúvidas
     Sugestões

GRUPO DE ONZE VERDES

NOVA DIRETORIA DA ONG

COLABORADORA
INTERNACIONAL
JORNALISTA JUNIA TURRA


MARY FONTANEZZI
COLABORA COM
EVERGREENPLANET

ASSOCIE

 
 
 

PLANTIO

 

Como plantar e cuidar

Semeando

Uma muda de árvore nao surge do nada. Por isso a obtençao de sementes é básica em um processo de recomposiçao florestal. Todas as espécies nativas reproduzem-se por sementes que precisam ser semeadas logo, pois sementes de árvores tem vida curta, principalmente as chamadas recalcitrantes que, por seu teor de umidade, nao podem ser armazenadas muito tempo. Quando possível, colete as sementes de pelo menos seis exemplares diferentes da árvore escolhida. Essa variaçao propicia um melhor desenvolvimento genético das plantas.

Outro ponto importante antes de semear: muitas vezes uma semente sadia e com boas condiçoes de solo e umidade para germinar nao o faz, pois está dormente. Na verdade, esse é um fenômeno que ocorre naturalmente e que caracteriza um determinado tipo de mecanismo de defesa que faz com que as sementes, quando plantadas pela própria natureza e nao pelo homem, aguardem o momento certo e as condiçoes mais apropriadas, como chuva e calor, para entao germinarem. E como despertá-las? Um dos métodos mais simples é o de lixar as sementes, quando seu tegumento (revestimento externo) é duro e nao absorve água. Logo após, mergulhá-las em água bem quente por um minuto. Em seguida, colocar água fria e deixá-las de molho por um dia, renovando a água duas vezes ao dia.

No caso de sementes leves e delicadas, como as dos ipes, um bom banho de sol por 3 a 4 horas pode ser suficiente para acordá-las.

Em geral as sementes precisam ser retiradas de dentro dos frutos para serem semeadas. Em outros casos, porém, podem ser usados os próprios frutos para a semeadura, como se fossem sementes, principalmente quando retirá-las lá de dentro for praticamente impossível.


O que fazer com as sementes colhidas ?


O ideal é colocá-las em recipientes individuais. Caso a semeadura seja em escala maior, utilize pequenos canteiros improvisados em locais ensolarados. Para proporcionar uma boa oxigenaçao, a terra deve ser bem porosa (isso vale tanto para os canteiros como para os recipientes individuais) Uma mistura de 1/3 de areia, 1/3 de terra e 1/3 de matéria orgânica (esterco bem curtido, húmus de minhoca ou composto orgânico) bem peneirados é o ideal. Se preferir, nas lojas de produtos agrícolas ou de jardinagem existem substratos que já vem prontos e dosados para proporcionar as sementes o máximo de "conforto".

Na hora de semear, atençao: a espessura do substrato a ser colocado por cima das sementes nao deve ultrapassar o seu tamanho. Colocadas na terra e devidamente cobertas, regue-as duas vezes ao dia.


Como e quando transplantar as mudinhas?

Colocar na sombra ou ao sol?

Durante o verao, será mais conveniente manter as mudas a meia-sombra. Assim que o calor mais intenso passar, leve-as para o sol.
Aquelas que brotarem nos canteiros deverao ser transplantadas para embalagens individuais quando atingirem de quatro a sete cm de altura. A embalagem (de preferencia saquinhos pretos próprios para esse fim) deverá ter, no mínimo, 30 cm de altura. Esse detalhe é muito importante para permitir o livre crescimento da raiz principal até o momento do plantio no local definitivo.

Assim que o transplante for feito, as mudas deverao ficar a meia-sombra por duas/tres semanas e depois também irem para o sol.
A depender da espécie, a germinaçao de uma semente poderá ocorrer de tres dias a um ano (caso de algumas palmeiras). Em geral, o seu desenvolvimento no viveiro dependerá dos cuidados constantes e da própria espécie da árvore. Algumas terao desenvolvimento rápido ficando prontas para o plantio no local definitivo em seis meses. Outras poderao levar um ano ou mais.
   
  Início
 
 
 
evergreenplanet © 2009 Desenvolvimento: E2SI