HOME

CONTADOR DE ÁRVORES

PROJETOS

A IDÉIA
     Como surgiu a idéia
     Idealizador


SEMEAR IDÉIAS
     Porque plantar
     Entenda o que é
     Aquecimento Global


ÁRVORES
     Histórias
     Árvores Brasileiras
     Porte de Árvores
     Biomas
     Plantio
     Mudas
     Poda


LEGISLAÇÃO

COMO COLABORAR

DONATIVOS BRASIL

DONATION RAIN
FOREST


CARTILHA ESCOLAR

CURSOS

INPEP

FALE CONOSCO

     Dúvidas
     Sugestões

GRUPO DE ONZE VERDES

NOVA DIRETORIA DA ONG

COLABORADORA
INTERNACIONAL
JORNALISTA JUNIA TURRA


MARY FONTANEZZI
COLABORA COM
EVERGREENPLANET

ASSOCIE

 
 
 

IDEALIZADOR

 


Idealizador Professor Lelington Lobo Franco, ambientalista, escritor, químico-fitologista, graduado pela UFPR.

" Ainda resta uma esperança de recuperação de nosso planeta, se você meu amigo (a) entrar ainda hoje nesta batalha da Evergreen Planet, inscrevendo no site www.evergreenplanetbrazil.org, Ás árvores agradecem!

 


CONVERSA BOA

 


Da Revista Ecologia Integral (Outubro 2007)
ao Arquiteto Carlos Solano, publicado em seu site.
Campanha:
Resposta: A campanha estimula, além do plantio de árvores, o cultivo de atitudes positivas. Queremos que cada pessoa plante a sua árvore e perceba que as pequenas atitudes do dia a dia, quando multiplicadas por milhares de pessoas, fazem uma grande diferença no contexto planetário. Depois de plantar, é só acessar o site www.ummilhaodearvores.org.br e indicar no contador o número de árvores plantadas. Pode-se ainda deixar um depoimento, enviar uma foto e inspirar outras pessoas com o próprio exemplo. Conseguimos, em tres meses, 25.000 árvores. No nosso site, existe um item ("A idéia"), que fala do Chamado das Árvores e conta como tudo começou. O planeta é a verdadeira casa de todos nós. Podemos mudar de endereço, mas nao de planeta. A situaçao climática atual pede a participaçao ativa e urgente de cada um.


2. Como o plantio pode amenizar o aquecimento global?
Resposta: As árvores, durante o crescimento, absorvem dióxido de carbono (CO2), o gás que, liberado por veículos e indústrias, tornou-se o grande vilao do aquecimento global. Além disso, liberam vapor d água e oxigenio. Cidades e ruas arborizadas tem temperatura bem mais agradável.
O plantio de árvores é um dos itens do Protocolo de Kyoto, um tratado entre naçoes, que busca minimizar o efeito estufa. O plantio foi ainda indicado pela ONU (Organizaçao das Naçoes Unidas) como um recurso contra o desequilíbrio climático atual.


3. Como plantar árvores mesmo em apartamentos?
Resposta: Muitas árvores se dao bem em vasos e embelezam os ambientes, como as jabuticabeiras, as pitangueiras, o fícus, a árvore da felicidade, a laranjinha kin kan, a lichia... Neste caso, prefira os vasos de barro porque, assim, as raízes respiram. Coloque brita no fundo para ajudar a saída da água. Misture areia (1/3) a uma boa terra adubada (2/3). A areia vai impedir que a terra vire um tijolo, dificultando a vida da planta. Deixe o vaso receber sol ou muita luz.
É bom lembrar que as árvores sao purificadores naturais do ar, o que é muito útil nas cidades. Uma rua arborizada costuma ter 30% a menos de poluiçao.

  As plantas também absorvem a poluiçao caseira como a exalaçao dos produtos de limpeza, a fumaça do cigarro, o gás de cozinha, limpam o ar condicionado... Isso foi provado por pesquisas da NASA, nos Estados Unidos. Além disso, as plantas em casa também diminuem o efeito das ondas eletromagnéticas emitidas por aparelhos elétricos e eletrônicos, por torres de alta tensao, que, segundos estudos recentes, também afetam a saúde.
O arquiteto Hundertwasser conseguiu, no século passado, o plantio de 60.000 árvores "locatárias" que, em vasos, se "hospedavam" nos apartamentos. Se ele conseguiu isso sozinho, o quanto podemos também conseguir, juntos, numa iniciativa em comum? Vamos plantar um milhao de árvores para ajudar o mundo.
   
  Início
 
 
 
evergreenplanet © 2009 Desenvolvimento: E2SI