HOME

CONTADOR DE ÁRVORES

PROJETOS

A IDÉIA
     Como surgiu a idéia
     Idealizador


SEMEAR IDÉIAS
     Porque plantar
     Entenda o que é
     Aquecimento Global


ÁRVORES
     Histórias
     Árvores Brasileiras
     Porte de Árvores
     Biomas
     Plantio
     Mudas
     Poda


LEGISLAÇÃO

COMO COLABORAR

DONATIVOS BRASIL

DONATION RAIN
FOREST


CARTILHA ESCOLAR

CURSOS

INPEP

FALE CONOSCO

     Dúvidas
     Sugestões

GRUPO DE ONZE VERDES

NOVA DIRETORIA DA ONG

COLABORADORA
INTERNACIONAL
JORNALISTA JUNIA TURRA


MARY FONTANEZZI
COLABORA COM
EVERGREENPLANET

ASSOCIE

 
 
 

ENTENDA O QUE É

 


Aquecimento global



clique para ampliar

Refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e a possibilidade da sua continuaçao durante o corrente século.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo.


clique para ampliar - foto de Pedro Silva

O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre em índices indesejáveis para o equilíbrio e saúde em escala global, ou seja, nao só em uma zona específica, mas em todo o planeta. Ele afeta toda a forma de vida, nosso presente e o nosso futuro na Terra.

As conseqüencias:
. aumento da intensidade dos furacões, surgimento de tornados;

     
clique para ampliar                                           clique para ampliar

. derretimento das geleiras;  aumento do nível dos oceanos;


clique para ampliar


. inundações: previsão de 170 milhões de desabrigados


clique para ampliar


. extinção de espécies: talvez metade das espécies do planeta sejam extintas, colapso da Amazônia ou savanização da floresta;


clique para ampliar


. mais secas: rios perenes devem desaparecer;

   
clique para ampliar                                        clique para ampliar


. falta de água: em 20 anos, 60% da população mundial sofrerá algum tipo de carência de água;


clique para ampliar


. mais chuvas pesadas, mais ventos, mais destruição;


clique para ampliar


. clima irregular, impossível prever estiagem;


clique para ampliar


. queda de 25% na produção agrícola, quebra das safras,  Redução na produção de ovos e de Leite


clique para ampliar


. falta de alimentos, fome, previsao de um acréscimo de 200 a 600 milhões de pessoas famintas em todo o mundo.


clique para ampliar

 
Efeito estufa

O efeito estufa é o aquecimento da Terra, a elevaçao da temperatura terrestre em virtude da presença de certos gases na atmosfera. Esses gases (dióxido de carbono - CO2, CFC's - por exemplo) permitem que a luz solar atinja a superfície terrestre, mas bloqueia e envia de volta parte da radiaçao infravermelha (calor) irradiada pela Terra.
Pesquisadores afirmam que o efeito estufa acontece em funçao do uso indiscriminado de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, carvao e outros) que formam uma camada de poluentes na atmosfera, de grande acúmulo e difícil dispersao. Outros fatores de desequilíbrio também contribuem para isso, como o desmatamento, as queimadas de matas e florestas.

IPCC

O Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, sigla derivada do ingles) foi criado em 1988 pela Organizaçao Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Naçoes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para avaliar a informaçao científica, técnica e socioeconômica disponível no campo de mudança do clima.

Há tres grupos de trabalho no Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima:
. Grupo de Trabalho I: se concentra no sistema do clima e estuda os aspectos científicos;
. Grupo de Trabalho II: está focado em impactos, adaptaçoes e opções de resposta;
. Grupo de Trabalho III: direcionado para as dimensoes econômica e social, verificando as possibilidades de mitigaçao (alívio, abrandamento).

Os grupos I e II já lançaram seus relatórios em 2007. No mês de fevereiro, cientistas reunidos em Paris informaram que o nível do mar poderia aumentar até 42 centímetros, a devastaçao causada por tufoes e furacoes será ainda maior e até 600 milhoes de pessoas passariam fome, no futuro, em decorrencia das variações do clima.

O segundo relatório, lançado em abril, anuncia que a Floresta Amazônica poderá se tornar um cerrado por causa das alteraçoes no regime de chuvas e 30% das espécies vegetais e animais desaparecerao se a temperatura mundial aumentar entre 1,5 e 2,5 graus acima da média que foi registrada nas décadas de 80 e 90.

No dia 4/05/07 o Grupo III fez a sua apresentaçao, divulgando o sumário para tomadores de decisao - um documento com o objetivo de influenciar governos e sociedade. No mes de setembro de 2007 Foi lançada a versao completa de todo o trabalho (Fonte: Jornal Zero Hora, Porto Alegre).

Protocolo de Kyoto

Este protocolo é um acordo internacional que visa a reduçao da emissao dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuiçao da temperatura global nos próximos anos.


clique para ampliar

Com base no Protocolo de Kioto, acordo internacional de combate ao efeito estufa assinado em 1997, os países que tem obrigaçao de reduzir emissoes de gases prejudiciais a atmosfera, como Japao e integrantes da Uniao Européia, podem comprar créditos de carbono de países em desenvolvimento, que não tem obrigaçao de diminuir emissoes, como o Brasil e a Índia.
Pela convençao, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) equivale a um crédito de carbono. Pontos polemicos: os Estados Unidos assinaram tarde o acordo e nao o ratificaram; a China está no bloco dos países em desenvolvimento, desobrigada de reduzir a emissao. E os dois lideram a produçao de gases prejudiciais

Dia da Árvore, 21 de Setembro.

O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de Março, talvez devido a entrada da Primavera no Hemisfério Norte do planeta. A comemoraçao oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos Estados Unidos, o dia é comemorado em 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador do Nebrasca, que incentivou o plantio de árvores naquele estado. Em Portugal, que se encontra no Hemisfério Norte, o Dia da Árvore festeja-se também em 21 de Março.

   
clique para ampliar                                        clique para ampliar

No Hemisfério Sul, o dia 22 de Setembro marca a chegada da Primavera, estação que parece recuperar toda a vida adormecida pelos dias frios de inverno. No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país. Um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil formalizou-se entao o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore, dia que marca um novo ciclo natural, uma nova estaçao, tempo de preparar a terra para o cultivo. Tempo de reforçar nossos apelos para a conscientizaçao de todos em favor do meio ambiente. Celebrar este dia é celebrar a vida.

Fonte: Wikipedia.

Sacos Plásticos

   
  Início
 
 
 
evergreenplanet © 2009 Desenvolvimento: E2SI